Auto estima?

Auto estima: opinião ou sentimento que cada pessoa tem dela mesma.

Uma coisa que deveria ser algo fácil de lidar, mas para algumas pessoas, como eu, ainda é é muito difícil de encarar.

As pessoas sempre esperam algo de você e às vezes é difícil correspondê-las. Toda vez que me perguntam quais são suas qualidades e quais são seus pontos que devem ser melhorados, eu sempre paro e tenho que pensar. Confesso que ainda tenho um pouco de dificuldade em encontrar qualidades na minha personalidade; acabo encontrando somente defeitos, pelo menos na minha visão.

Querer exaltar os seus pontos fortes não deveria ser sinônimo de arrogância, afinal, há um grupo de pessoas que sabe do que é capaz tão claramente e que conseguem explorar isso de uma maneira benéfica.

Eu sempre busquei uma auto aceitação e algo em que eu era realmente boa. Ainda não encontrei e tenho dúvidas se vou ou não encontrar. Como disse lá em cima no texto, tenho uma dificuldade enorme de elencar quais são as minhas qualidades e isso acaba me deixando ansiosa, achando que eu não sou boa em nada.

Não é um papo de gente “emo”esse, por mais que pareça, mas é que atualmente eu ando me questionando sobre várias coisas e fico pensando se eu não correr atrás do que eu acho certo ou seguro, qual outro caminho seguir? Não tenho a menor ideia e isso que acaba deixando a minha auto estima cada vez mais baixa.

Acredito muito na ideia de que o universo sempre conspira ao seu favor e espero que ele me dê a resposta de que tanto preciso, ou pelo menos qual caminho seguir. Quero provar pra minha auto estima de que eu consigo e de que eu sou capaz. E também provar pra ela que por mais difícil que seja o momento que você esteja passando, ele vai passar. Redundante, eu sei. Mas se você não confiar em você, quem vai?

Às vezes, as coisas demoram pra acontecer porque a vida quer te ensinar uma lição ou te mostrar coisas que ela não teria a oportunidade de mostrar se você tivesse optado por outro caminho. A vida tenta te preparar da melhor maneira possível pros acontecimentos da sua vida. Cabe a você escolher qual caminho seguir, qual escolha fazer e com quem você quer seguir essa sequencia de capítulos de um livro que é a sua vida.

Foi mais um desabafo, mas acho que era necessário tentar traduzir em palavras o que eu andava pensando.

2 comentários em “Auto estima?”

  1. Oi Ju!

    Achei legal seu post, gostei da sua conclusão. Acho que a gente fica meio perdida de si quando a vida muda de norte de repente.
    Eu pelo menos ando assim, mas correndo atrás sem saber se vai dar certo.

    A gente segue tentando, porque como você disse, se não confiar em mim mesma, quem vai?

    A gente fica se sentindo sem talento, sem utilidade… mas difícil dizer se é isso mesmo. Acho que tem muita gente que conta com a sorte e se dá bem. Nem todos podem se dar ao luxo (e me incluo nesse grupo). Minha conclusão é que hard work, hard work e hard work fazem a vida valer a pena. Nem que seja pra dizer, pelo menos tentei, as hard as I could!

    Espero que o teu desabafo tenha te feito bem! Saudades de ti!

    Beijos e bola pra frente!

  2. Querida Ju,
    Apesar de ainda nao te conhecer, uma coisa eu sei: voce escreve muito bem, preocupa-se em melhorar e é amiga da Amandita que é uma fofa 🙂 Entao sei que voce tem muitas qualidades!

    bjins da titia 🙂

Comentar

