Pré e pós manicure

O primeiro passo da manicure é o mais indeciso – escolher a cor, né?

Depois disso entramos na longa tarefa de preparar as unhas com muito cuidado, para pintar e deixá-las perfeitas.

Se você faz a sua própria manicure em casa, sabe do que estou falando. Preocupamo-nos em tirar todo e qualquer esmalte dos cantos das unhas, limpá-las completamente, lavar as mãos, secá-las e aplicar o amigo amolecedor de cutículas!

Isso é um detalhe importante: lembrem-se de nunca retirar as cutículas totalmente! Leio bastante artigos e posts pela internet que indicam, se você é que nem eu e também não gosta das suas cutículas inteiras na manicure, apenas as empurre e retire o excesso, pois as cutículas são uma camada protetora das unhas e impedem que seu corpo seja alvo de bactérias e outros problemas para a sua saúde. Quando você retira a cutícula, abre caminho para infecções.

Na verdade, o ideal é não retirar nada, nem excesso, mas eu sou muito cabeça dura e acabo tirando um pouco. Tenho um problema muito chato também de roer as cutículas ao redor dos dedos, que me irrita infinitamente, principalmente quando fica durinha, sabem?

Enfim, amolecedores de cutícula em geral funcionam para fazer o trabalho. Uso um genérico, que nem vale a pena compartilhar aqui no blog, mas aconselho analisarem a embalagem e as instruções. O meu tem uma ponta comprida, o que facilita muito a aplicação!

Lembrem-se de manter seus instrumentos (alicates e etc) sempre esterilizados, mesmo que só você use.

Após retirar o excesso de cutícula, ou não, se você não gostar, é hora de preparar sua unha para passar o esmalte! Quem não usa base?! Saibam que é importante usar base para proteger suas unhas de manchas (causadas por esmaltes escuros) e para aumentar a duração do seu esmalte, sem lascas ou descascos.

Antigamente eu alternava as bases da Colorama, aquelas “nutribases” enriquecidas com cálcio, flúor, cerâmica, vitamina B5 e etc, pois precisava fortalecer minhas unhas, estavam muito quebradiças e delicadas. Recomendo para quem quer deixar as unhas crescerem a base da Colorama Nutribase Pró-fortalecimento com cálcio e flúor, foi a que mais me ajudou. O rótulo é azul, essa referência ajuda a encontrar entre as outras bases. Já usei bastante a Nutribase Pró-Nivelamento com vitamina B5 e cerâmica (rótulo laranja), mas não achei tão boa quanto a anterior.

Usei por algum tempo a base da Risqué também, mas não me agradou tanto. Enfim comprei a base da Avon, e adorei! Só utilizo ela agora, até porque minhas unhas estão saudáveis. 🙂

Eis a base Avon.

O complexo 4 em 1 é o seguinte: serve como base, fortalecedor, condicionador para unhas e protetor de esmalte. Pode ser usado como base e como top coat (a instrução é passar antes e depois do esmalte seco). Gostei dessa base pois faz aquele desejado efeito de base “inexistente”, você passa e fica o brilho mas não a sensação de já ter passado um esmalte, você não sente a camada nas unhas. Essa sensação de já ter uma camada é ruim quando você passa o esmalte mesmo e parece que já está grosso, mas na realidade é a base criando uma ilusão.

E a base finaliza a fase “pré” manicure, pintamos nossa cor favorita (muitas vezes, um parto depois….) e começamos o “pós” manicure!

Assim que meu esmalte está razoavelmente seco, passo o milagreiro top coat da Colorama!

Gosto de passar após secar o esmalte, apesar deste produto alegar que seca o esmalte rápido, não sou tão delicada  quando passo esmalte, e sempre acabo passando umas três camadas de esmalte (ok, nem sempre, mas sempre mesmo 2 camadas), e isso acaba deixando o esmalte grosso e propenso a “escorregar” da unha com qualquer toque, como o toque do pincel do top coat!

Enfim… esse top coat é incrível! A Colorama se superou e apresentou esse produto incrível que dá luminosidade a todo e qualquer esmalte, dá outra vida à manicure!

O processo “pós” manicure nunca acaba, né? A qualquer momento podemos retocar o esmalte com top coat, pra dar aquela cara de recém feito (super truque genial esse!), e devo dizer que não vivo sem um hidratante de cutículas!

Os DIVERSOS posts que li sobre a cera da Granado me fez comprar o potinho rosa sedutor, e é de fato um produto muito bom! Carrego pra todos os cantos e uso o tempo todo – na aula (ops…), no ônibus, esperando passar o tempo, em filas, etc.

Mas é um produto com preço salgado, o meu já está quase no fim e fico com pena de gastar dinheiro com um novo…. então aproveitei e comprei o hidratante de cutículas da Avon, e adorei! É mais facil de aplicar do que a cera, pois é como um creme. Para usar a cera, preciso esfregar o dedo no produto e sempre acabo enfiando a unha nele (sim, quase sempre estou de unhas mais ou menos compridas) e isso é muito desconfortável. Enfim, usar o da Avon é mais fácil pois os dedos não ficam melecados depois, é como um creme qualquer, só é preciso esfregar na pele que logo seus dedos estão sequinhos!

A Avon fez um produto bem satisfatório, funciona sim, deixa bem hidratadinho, mas assim como a cera é preciso constante aplicação, de duas a três vezes ao dia (o que não parece  muito, mas pra quem tem os dias ocupados é muito, sim. Falta tempo pra se cuidar!), para obter um resultado permanente (que dure além das primeiras horas após a aplicação). A embalagem não é muito grande, dá pra carregar na bolsa sem problemas e reaplicar quando sobrar um tempinho livre no dia-a-dia. Portanto, super recomendo!

Bom… este é meu post sobre pré e pós manicure! Você usa algum outro produto? Compartilhe nos comentários, é sempre bom trocar experiências e preferências!! 🙂

Anúncios

Publicado por

Amanda Braz

Professora de inglês, fotógrafa, publicitária, estudante de SI, apaixonada por cores. Sou de tudo um pouco. Addicted to: fotografia, design, arte, moda, livros, filmes, seriados, música, tumblr... enfim, tudo que é divertido e interessante!

Um comentário em “Pré e pós manicure”

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s